• Convidados_Rafa_01.jpg
  • Convidados_Rafa_03.jpg
  • Convidados_Rafa_02.jpg
  • Convidados_Rafa_04.jpg

 Direitos Reservados © Rafaela Teixeira 2017

Home

Sobre

São Paulo | Photo: Rapha Pinho  

Cada dia mais cosmopolita, São Paulo recebe estrangeiros do mundo inteiro e a primeira vista, essa grande metrópole assusta. Tudo aqui é superlativo: 12 milhões habitantes, a cidade mais populosa do Brasil, uma das mais populosas do mundo.

Soma-se a esse cenário caótico, os clichês que todo mundo já conhece: selva de pedras, cidade da garoa, onde o dinheiro prevalece, de dia só se trabalha, a noite é das baladas, e a grande diversão do final de semana é passear no shopping.  

Sim, São Paulo é tudo isso. Mas ela é muito mais do que isso: a manacá está aqui para desmistificar Sampa.

A manacá é uma empresa que realiza um apoio cultural específico ao estrangeiro francófono que se prepara para vir morar em São Paulo, e que oferece dicas preciosas sobre a cidade: nós queremos mostrar uma outra São Paulo aos estrangeiros que moram ou estão de passagem por aqui.

Mas as dicas da manacá também são para os paulistanos, paulistas e brasileiros: o nosso conteúdo é para quem curte São Paulo, para quem quer aprender a gostar dessa cidade e para quem quer descobrir Sampa.

São dicas sobre passeios, espaços culturais, ruas e bairros, endereços bacanas, programas inusitados, segredos e novidades que só quem sabe decifrar São Paulo pode indicar.

São Paulo é uma cidade de múltiplas facetas, que não tem uma beleza pronta. Em constante mutação, ela é capaz de nos surpreender diariamente. Você pode simplesmente morar em Sampa ou você pode vivenciar Sampa! Desvendá-la não é fácil, mas quando ela te cativa... não tem mais volta! Com as dicas da manacá você vai se encantar com São Paulo.

Quem faz a manacá?


Carolina Besse


Idealizadora da manacá e responsável pelo conteúdo do site: o que não é criado por ela, passa por sua curadoria!


Carô é uma paulistana franco-brasileira. Formada em Ciências Sociais, tem o olhar apurado quando o assunto é repensar formas de viver a cidade. Morou na França e no Rio de Janeiro, mas seu coração nunca abandonou São Paulo. Conhece essa cidade pela sola de seus pés, e da união entre sua paixão por cultura e por sua cidade natal, nasceu a manacá.

Elisa Fingermann


Responsável pela tradução do conteúdo do site para o francês, e de algumas dicas culturais! 


Elisa é também paulistana e franco-brasileira. Formada em dança e teatro, é co-fundadora de um espaço cultural em São Paulo. Ela vive percorrendo cada cantinho de cultura que ela possa encontrar na cidade. Mesmo depois de ter morado em Buenos Aires e em Londres, é em São Paulo que ela deseja inventar e reinventar uma cidade possível.

Por que manacá?

Manacá-da-serra

Manacá-da-serra é o nome de uma árvore brasileira nativa da Mata Atlântica. Mais conhecida como manacá, ela é hoje bastante comum nas ruas de São Paulo e é apreciada principalmente no inverno, época em que ela floresce.

Suas flores mudam de cor conforme envelhecem, de branquinhas se transformam em cor de rosa, por isso acreditamos que o manacá representa perfeitamente Sampa: uma cidade em constante mutação!