• Convidados_Rafa_01.jpg
  • Convidados_Rafa_03.jpg
  • Convidados_Rafa_02.jpg
  • Convidados_Rafa_04.jpg

 Direitos Reservados © Rafaela Teixeira 2017

Infantil


Atividades propostas pela YOYO, uma revista infantil e plataforma digital, com dicas incríveis para a criançada brincar e aprender se divertindo

Cidades Imaginárias

Projeto Cidades Imaginárias - Gabriela Gil | Foto: YOYO

Uma praça pode ser só uma praça. Mas também pode ser a casa de dois ratinhos que transformam a grama em rio e saem em seu barquinho para passear. Ou um lugar encantado, onde tudo se transforma em ouro. É só você se deixar levar pela imaginação! Como fez a Gabriela Gil em seu projeto Cidades Imaginárias. Ela tirou fotos em São Paulo e em outras cidades e foi desenhando por cima, criando novas histórias para aqueles lugares. Ela viu dinossauros no Parque Ibirapuera, pombos gigantes usando árvores inteiras como ninho, ursinhos num prédio…

Nós achamos tão legal a ideia de reinventar lugares reais que convidamos a Gabi para nos ensinar a fazer também. Nesse vídeo ela mostra para a Alice como é fácil e você vai ver que o resultado fica demais!

Gostou? Então chame um adulto para dar uma volta e fazer essa brincadeira. Vocês podem fazer um passeio de metrô até o centro, ir até o parque ou somente dar uma volta na quadra. O que importa é observar os lugares ao seu redor e fotografar os que chamarem a atenção de vocês. (Dica: tentem tirar fotos sem pessoas e com espaços para desenhar.)

Depois, em casa, imprimam as fotos mais legais em preto e branco (escolham uma impressão clara). Então peguem muitos lápis e canetinhas coloridas para desenhar e imaginar!


Nós fotografamos na rua de casa e olha quantas histórias diferentes surgiram:

Foto: YOYO

Agora queremos ver os de vocês! Lembrem de mandar fotos para a nossa galeria. O email é vaievolta@yoyozine.com.br

E visitem o site da Gabi para conhecer as lindas ilustrações que ela faz: www.gabrielagil.com.br


Bons desenhos!

PinaFamília

Atividade PinaFamilia | Foto: Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca é um lugar mágico de São Paulo, aquela grande casa cheia de passarelas, com lindas esculturas e pertinho do Jardim da Luz, um prato cheio para diversão das crianças. E desde o início de 2017 acontece por lá, todo 2º domingo do mês, o PinaFamília, um projeto que organiza uma programação especial para ser feita em família. As atividades são sempre pensadas de maneira a mostrar o acervo do museu de uma forma divertida para as crianças, incentivando a curiosidade delas com o espaço e as obras.

No átrio da Pinacoteca são organizados jogos e brincadeiras e tem até espetáculos de teatro e música. De acordo com as exposições, fazem uma programação diferente de atividades e visitas pelo museu, então dá para ir várias vezes!

A entrada no museu é paga mas toda a programação do PinaFamília é gratuita, algumas atividades exigem agendamento ou retirada de senha, por isso fique por dentro do que rola por lá pelo site do museu.

O projeto PinaFamília acontece até o final desde ano, então programe-se para aproveitar dessas atividades incríveis que acontecem por lá!


Vai lá conhecer!

PinaFamília

As atividades do projeto PinaFamília são gratuitas e acontecem todo 2° domingo do mês, a partir das 11h. Para conhecer a programação completa clique aqui.


Pinacoteca do Estado de São Paulo - Pina_Luz: de quarta a segunda, das 10h às 17h30. O museu é gratuito aos sábados, nos demais dias o ingresso custa R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudante). Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.


Contatos:

site | facebook | Instagram | (11) 3324-1000| pinacotecasp@pinacoteca.org.br


Como chegar?

Metrô Estação Luz – fica logo em frente.

O museu possui bicicletário e estacionamento gratuito (o estacionamento costuma lotar nos finais de semana).


Praça da Luz, 02 – Bom Retiro

Pintura Líquida

Pintura líquida | Foto: YOYO

Em julho a YOYO participou de uma oficina MUITO legal chamada Pintura Líquida, tão legal que vamos ensinar aqui como você pode repetir a experiência na sua casa!

A ideia veio do artista Dimitre Lima, que nos convidou para fazer uma atividade relacionada à obra dele VentoAgua, que cobriu o prédio do SESI-SP/FIESP-SP na Avenida Paulista durante algumas semanas (veja o vídeo aqui). Todo mundo se divertiu muito no dia e acho que você também vai gostar!


Você vai precisar de:

· Uma tigela transparente

· Água

· Leite

· Tintas líquidas e em pó (nós usamos corante líquido e anilina em pó)

· 1 conta-gotas

· 1 pincel fino e/ou palito de dentes


A brincadeira é criar desenhos colocando gotas de tinta por cima dos líquidos.

Encha a tigela de água primeiro. Escolha uma cor e ponha só uma gotinha. O que aconteceu? A tinta se espalhou? Formou um círculo? Escolha outra cor e ponha mais uma gotinha. E agora?

Não tem um modo de fazer na verdade. O divertido é observar o que acontece com cada gota de tinta, perceber se as cores se misturam, se a altura de que a gota de tinta cai muda a forma do desenho…

Pintura líquda no leite e na água | Foto: YOYO

Perceba também se os tipos diferentes de tinta se espalham de maneiras diferentes. Você vai ver que a tinta em pó desce para o fundo formando fiozinhos coloridos que parecem algas.


Dica: use a ponta do pincel para pegar um pouquinho do pó e bata o dedo nele para soltar a tinta.

E lembre-se: para ter um efeito legal e a água não ficar suja muito rápido, use bem pouquinha tinta de cada vez.


Depois de experimentar bastante na água, esvazie e limpe a tigela para testar a pintura no leite. Você vai perceber que as cores ficam mais vivas e que a tinta fica mais tempo “parada”, o que deixa você controlar mais o desenho.

Coloque uma gota de tinta sobre o leite e tente puxar riscos usando um palito de dentes ou um pincel fininho.

Se der, peça para alguém fotografar as imagens que vão se formando. É o jeito de guardar para sempre essas obras de arte mutantes.

Break na Marquise

Breaking Ibira, debaixo da marquise do Parque Ibirapuera  |  Foto: Educativo MAM

No segundo domingo de cada mês, b.boys e b.girls se reúnem debaixo da marquise do Parque Ibirapuera para demonstrar suas habilidades no break dancing. O encontro é super animado e uma ótima maneira para as crianças conhecerem um pouco dessa dança de rua e do movimento Hip-Hop. O Breaking Ibira costuma acontecer às 14h, mas dá para fazer um programa completo ali no MAM. O Educativo MAM sempre oferece oficinas bem legais e gratuitas aos domingos pela manhã (geralmente começa às 11h) e para repor as energias tem o restaurante do museu que é uma delícia! E se depois de tudo isso a criançada ainda estiver animada, caminhem pela marquise até o parquinho próximo à Oca. O final perfeito para um dia gostoso no parque!


Vai lá conhecer!

Break na marquise

Todo segundo domingo do mês a partir das 14h na marquise do Parque Ibirapuera, em frente ao MAM.

Dá só uma olhada nesse video no que rola por lá.


Oficinas infantis organizadas pelo Educativo MAM

Todo domingo a partir das 11h, em frente ao MAM. As oficinas são gratuitas, fique de olho na programação pelo site do MAM 


Como chegar?

Portões de acesso mais próximos do MAM localizados na Avenida Pedro Álvares Cabral:

Portão 02 - apenas pedestre

Portão 03 - estacionamento livre mediante uso de cartão zona azul


Para informações sobre transporte coletivo para chegar ao parque, acesse:

http://www.parquedoibirapuera.com/sobre-o-parque/como-chegar/


Parque do Ibirapuera, Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 2 ou 3

Brincadeira de Criança - Sombreando

Na frente da luz, imite com as suas mãos as posições que estão na imagem e os bichinhos aparecerão na parede!

Colocar o corpo ou algum objeto em frente a luz para ver as formas que aparecem é uma brincadeira muito antiga. Os homens das cavernas já faziam isso! E, na China, sombras são usadas para contar histórias há milhares de anos.  Mas foi o mágico francês Felicien Trewey que fez a técnica ficar conhecida no lado de cá do planeta. Com suas mãos ele criava figuras de animais e até rostos de pessoas!

Algumas formas não são difíceis de fazer. Quer tentar? É só ligar uma lanterna em um quarto escuro, apontando para uma parede branca. Na frente da luz, imite com as suas mãos as posições que estão na imagem e os bichinhos aparecerão na parede. 

Brincadeira de Criança - Coelho de Óculos

Que tal criar a sua própria máscara de coelho?!  |  Foto:YOYO

Que tal criar uma máscara para brincar com seus amigos? Essa máscara de coelho é muito fácil de fazer e rende um disfarce fofíssimo. Vamos lá?

Materiais para criar a máscara  |  Foto: YOYO

Você vai precisar de:

- 1 óculos de plástico (daqueles que se distribui em festas)

- Cartolina branca

- Cartolina rosa

- Cartolina preta

- 2 Palitos de churrasco

- Lápis

- Tesoura

- Cola quente ou fita dupla-face transparente

- Cola branca


Agora é só seguir o passo a passo:

Pronto! Agora você tem um disfarce de coelho feito por você!